sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Alergias

Desconfio que a maior parte das alergias de que sofremos se devem ao facto de vivermos num mundo hostil, cheio de gases perigosos e de produtos químicos que nos atingem através da alimentação. São subprodutos do sistema capitalista, o tal que diz que são as empresas que criam riqueza. Bem, não são bem as empresas que criam riqueza, são aqueles que as empresas exploram, esses é que produzem riqueza. Mas não nos devemos espantar perante esta óbvia mentira. O sistema capitalista vive da mentira e na mentira. A mentira é o oxigénio do capitalismo. A verdade não produz riqueza. O capitalismo assenta na criação de mais-valias, isto significa na prática que aquilo que outros produzem é sempre vendido por um preço cada vez mais alto e muito superior ao que custou produzir um determinado bem. E o que é engraçado é que aqueles que efectivamente produzem bens geradores de mais valias ganham sempre mais ou menos o mesmo ao longo da sua vida e ai deles que venham dizer que o que ganham não é suficiente. Quem determina o que é suficiente são os chamados empregadores e são eles que determinam o que é suficiente e o que é verdade. Por essa razão, não venham dizer que o capitalismo gera subprodutos perigosos para a vida humana. Isso não é aceitável. Iria conduzir a uma série de alterações na produção de bens de forma a que deixassem de ser nocivos para a saúde e para que isso fosse possível teriam que ser feitos grandes investimentos pouco rentáveis ou que dificilmente gerariam mais valias. Solução? Simples! Se o que se produz é rentável, a discussão acabou! Não interessa se a longo prazo pode destruir a saúde das pessoas ou mesmo levar a uma subida do nível dos oceanos. E se dizer que tudo isto é mentira não chega, faz-se simplesmente o seguinte: mantém-se a produção de forma a que os volumes de vendas se mantenham na mesma e ignora-se alegremente o que venha a ser denunciado.
É por esta razão que não interessa que venham dizer que o consumo de combustíveis fósseis está a contribuir há dezenas de anos para o sobreaquecimento do planeta. Enquanto houver combustíveis fósseis está fora de questão deixar de os explorar. E as energias renováveis só poderão ser um produto interessante no dia em que acabarem as reservas de petróleo e de gás natural. Suspeito que antes de isso acontecer começaremos a ver subir os níveis dos oceanos.
Desde muito novo (a minha mãe diz que foi desde os quatro meses de idade) que desenvolvi doenças respiratórias e alérgicas. Tudo isto são factos que fazem parte da minha vida. Mas começo a suspeitar que na realidade o nosso sistema imunológico se limita a fazer o seu papel: defende-nos de uma atmosfera perigosa e hostil a que somos atirados. O problema é que parece que não temos forma de lhe escapar.